terça-feira, 24 de março de 2009

Dietas abrem portas a Vírus

As gripes atacam todos os Invernos e é quase impossível fugir ao nariz a pingar e à garganta a doer, mas para além da vacina, que os médicos recomendam a todas as pessoas de risco, há ainda um outro factor que muitas vezes é esquecido: as dietas que se fazem durante o Inverno. De acordo com um estudo recente, estas dietas podem afectar as capacidades do organismo para combater o vírus da gripe.

Investigadores dos EUA alertaram para esse facto, depois de uma pesquisa realizada com ratos de laboratório. Durante a investigação, os cientistas submeteram as cobaias a uma dieta pobre em calorias e , seguidamente, infectaram-as com o vírus da gripe. O que verificaram é que esses ratos tiveram mais dificuldades em combater o vírus do que os animais que tinham recebido uma alimentação normal. A dieta consistiu em fornecer vitaminas e minerais, mas não as calorias apropriadas para o seu tamanho e peso. Esses ratos não conseguiram produzir a quantidade de glóbulos brancos do sistema imunológico, necessários para combater a infecção.


Deste modo, aconselhamos que antes de pensar em fazer dietas para combater os quilinhos a mais que ganhou durante as festas, pense bem! Afinal, o ideal é fazer uma alimentação equilibrada, fornecendo ao organismo os nutrientes necessários para se defender do vírus da gripe.

Fonte: Revista Notícias de Sábado, nº159
Data: 24.01.2009
Hora: 19h37


Sem comentários: