terça-feira, 24 de março de 2009

Avanços e Recuos de uma Epidemia


Mais um ano marcado por notícias relacionadas com a epidemia do século, o vírus HIV/SIDA. Algumas positivas, pequenos prenúncios do que poderá vir a ser um novo tratamento mais eficaz; outras negativas, como o facto de ainda existirem muitos portugueses pouco informados sobre a doença que já matou mais de 25 milhões de pessoas, desde que foi identificada, em 1981, e mais de 33 milhões vivem com o vírus causador da doença, o HIV.
Na Alemanha, um grupo de médicos afirmou que um paciente com SIDA parecia ter sido curado após o transplante de medula óssea de um dador que eventualmente teria resistência genética ao HIV. Este resultado pode vir a ser positivo para um novo tipo de tratamento, mas os especialistas preferem prudência nesta matéria.
O Prémio Nobel da Medicina, este ano, também agraciou os médicos franceses que identificaram o vírus responsável pelo HIV.



Através da leitura desta notícia, podemos constatar que, apesar de todas as campanhas, os portugueses continuam mal informados sobro o vírus do HIV. Muitas pessoas ainda se recusam a fazer a despistagem da doença, sendo uma situação muito grave, tendo em conta que, apesar de não haver cura, o diagnóstico antecipado permitirá um tratamento eficaz.

Fonte: Revista Notícias de Sábado, nº 154
Data: 20.12.2008
Hora: 20h45

Sem comentários: