terça-feira, 24 de março de 2009

Congelamento de Gâmetas Femininos


Existe, actualmente, a possibilidade de retirar e guardar oócitos, mediante técnicas de congelamento e vitrificação, e descongelá-los meses ou anos depois para que sejam fecundados mediante fertilização in vitro.
Estas técnicas, inicialmente, têm sido propostas para mulheres jovens que vão submeter-se a tratamentos de quimioterapia ou radioterapia, devido a um cancro e poderão perder, em função destes tratamentos, o seu potencial reprodutivo, impedindo que venham a engravidar. Comprovadamente, para este grupo de pacientes a possibilidade de guardar oócitos melhora a sua auto-estima e os sintomas depressivos, trazendo melhores benefícios ao tratamento oncológico, além de oferecer uma possibilidade concreta de gestação no futuro.

Entretanto, mais recentemente, têm-se oferecido estas técnicas para mulheres que, por não terem perspectivas de engravidar num curto espaço de tempo, por razões diversas, como exigências profissionais ou falta de um parceiro naquele momento, decidem guardar os seus oócitos por terem medo de perder o seu potencial reprodutivo, devido ao avanço da idade. Quando estas mulheres considerarem que a hora de ter uma criança é a adequada, caso não consigam espontaneamente, ainda terão a hipótese de obter uma gravidez utilizando os oócitos que foram congelados.

No entanto, existe a possibilidade de ocorrerem complicações subjacentes ao tratamento hormonal, a que terão de ser submetidas as mulheres que queiram congelar os seus gâmetas. Quando falamos de mulheres saudáveis, sem problemas de infertilidade, o risco pode não compensar. Além disso, as hipóteses de engravidar usando estes oócitos são ainda um pouco inferiores aos resultados obtidos com a fertilização in vitro que utiliza oócitos não congelados.
Sendo assim, é possível engravidar utilizando oócitos congelados, mas não há garantia absoluta de que isto vá acontecer.
Portanto, quando se guarda este tipo de material biológico, deve-se ter presente que ele é uma reserva e não uma garantia absoluta de gravidez. Caso seja utilizada, esta reserva poderá resultar em gestação ou não. Caso não ocorra gestação e esta mulher não tiver mais oócitos, devido à sua idade, ainda assim haverá alternativas para exercer a maternidade, recorrendo a gâmetas doados ou à adopção.

Na nossa opinião, a divulgação desta informação é bastante pertinente, uma vez que, devido ao alargamento das funções da mulher na sociedade, o desejo da maternidade fica adiado em benefício do sucesso a nível profissional. Sabendo que a fertilidade feminina é muito afectada com o avanço da idade da mulher, torna-se necessário recorrer a técnicas como esta para possibilitar a gravidez. Para além disto, factores como o stress e a ansiedade prejudicam a fertilidade do casal. É, por isso, bastante útil que se possa congelar gâmetas para assim permitir o aumento do número de nascimentos, em Portugal.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br
Data: 12.02.2009
Hora: 22h18

Sem comentários: