sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Protecção, por favor !!










Um estudo sobre anticoncepcionais mostra que o número de jovens mães continua a aumentar e que a pílula do dia seguinte é usada para evitar a concepção.






* Dia Mundial da Contracepção

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Contracepção. Esta data tem como principais objectivos a sensibilização para o planeamento familiar, para o aumento da consciência e da educação quanto à contracepção e ao bem-estar sexual e reprodutivo.

Noutros tempos, os métodos contraceptivos eram escassos e unicamente utilizados na prevenção de gravidezes indesejadas, nos nossos dias, são indispensáveis nas relações sexuais, como meio de controlo da natalidade, mas também, para evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis.

O último estudo efectuado sobre as práticas contraceptivas das mulheres portuguesas, efectuado em 2005, pela Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e pela Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução (SPMR) mostram uma discrepância enorme entre os resultados obtidos. Segundo os mesmos, as jovens conhecem os diferentes tipos de contracepção, mas facilitam pois, julgam que nunca lhes vai acontecer nenhum azar, nomeadamente uma gravidez indesejada ou o contágio de DST's, como a SIDA. Não é assim uma questão de falta de informação, mas sim um problema de responsabilidade. Contudo, o mais preocupante é o facto de cada vez mais jovens (entre os 15 e os 24 anos) recorrerem à pílula do dia seguinte como meio contraceptivo.
Uma questão que se coloca é se com a legislação do aborto, este não será uma alternativa, radical, para evitar, uma gravidez indesejada. A verdade é que ainda não há respostas, ou números, para tirar conclusões.
Atenção! Portugal é considerado o segundo país na Europa Ocidental com maior número de mães adolescentes .


* Novidades para breve...

Com o avanço da ciência, o acesso a meios de prevenção mais eficazes é cada vez mais facilitado. Por outro lado, a diversidade também tem tendência a aumentar. Assim, num futuro próximo, podemos esperar novos métodos contraceptivos hormonais:

* Pílulas mais fortes, mas com menos efeitos secundários, e mais eficazes ao nível da tensão pré-mestrual;
* Pílulas que inibem a menstruação (sem que haja problemas para a saúde);
* Anel vaginal melhorado;
* Adesivo semanal.


Por favor, não facilitem! Usem protecção!!






Fonte: Revista "Maria"
Data: 25.09.2008
Hora:16h50


Sem comentários: