domingo, 5 de outubro de 2008

A Vida nas suas mãos!!! :D

* O que são células estaminais?
As células estaminais são células imaturas com a capacidade de originar diversos tipos de células existentes no organismo -diferenciação - têm igualmente a capacidade de se auto renovar e dividir indefinidamente. Existem diversos tipos de células estaminais, dependendo da fonte de onde são isoladas. As células estaminais embrionárias são originadas a partir do embrião com 5-7 dias de desenvolvimento. As células estaminais fetais são originadas de células de feto (isto é desde as 8 semanas após a concepção).

Também no organismo adulto podem encontrar-se células estaminais (células estaminais adultas) em diferentes órgãos e tecidos como a medula óssea, a pele, o intestino, entre outros. A existência de células estaminais nestes tecidos deve-se ao facto destes terem um elevado grau de perda celular, requerendo uma substituição constante das suas células. Uma fonte muito rica em células estaminais é o sangue do cordão umbilical. Estas células estaminais neonatais (consideradas células estaminais adultas) podem ser colhidas e processadas logo após o nascimento, num processo totalmente seguro e indolor para a mãe e para o recém-nascido.

* O sangue no cordão umbilical
As células presentes na medula óssea e no sangue do cordão umbilical são as que, actualmente, apresentam maior aplicabilidade terapêutica.

O sangue do cordão umbilical contém células estaminais hematopoiéticas que podem dar origem a todas as células da linhagem sanguínea, daí a sua potencialidade no tratamento de doenças.


O procedimento terapêutico num transplante com células estaminais envolve normalmente os seguintes passos:
(1) O paciente é tratado com doses de radiação ou quimioterapia, que levam à morte das células doentes mas também de células normais da medula óssea;
(2) A infusão de células estaminais hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical leva ao restabelecimento das células sanguíneas e do sistema imunitário, permitindo a recuperação do paciente.

* Potencial Terapêutico
Embora no presente a aplicação das células estaminais do sangue do cordão umbilical se restrinja fundamentalmente a doenças sanguíneas e cancerígenas, experiências em modelos animais sugerem que, no futuro, a gama de aplicações com estas células poderá alargar-se a outras doenças, como as doenças cardíacas, as doenças neurodegenerativas, a diabetes ou as lesões vasculares. Pelas suas características, o sangue do cordão umbilical constitui uma fonte promissora para terapia celular. Para além de possuir células estaminais hematopoiéticas, o sangue do cordão umbilical contém, tal como a medula óssea, células estaminais mesenquimais com a capacidade de diferenciação em outras linhagens celulares tais como células ósseas ou células adiposas. No sangue do cordão umbilical existem também células progenitoras endoteliais, as quais se podem diferenciar em células dos vasos sanguíneos e ainda células pluripotentes, as chamadas células estaminais somáticas não-restritas (USSCs) que têm a capacidade de se diferenciar em vários tipos de células, incluindo células neuronais, células ósseas, células sanguíneas, hepatócitos e células cardíacas.

A terapia genética com células estaminais poderá alargar ainda mais a aplicabilidade do sangue do cordão umbilical a outro tipo de doenças, tais como, as doenças metabólicas hereditárias. A importância do sangue do cordão umbilical poderá estender-se, no futuro, ao tratamento de outras condições, que até aqui não beneficiavam de terapia celular, tais como doenças cardiovasculares, Alzheimer ou Parkinson.

* Criopreservação de células estaminais
O Sangue do cordão umbilical, geralmente descartado durante o parto, é uma fonte muito rica em células estaminais. Nos últimos anos, o transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical tem-se revelado uma alternativa real aos transplantes de medula óssea, sendo utilizadas no tratamento de dezenas de doenças.
A importância cada vez maior dos transplantes com sangue do cordão umbilical levou ao aparecimento de vários bancos de sangue do cordão umbilical, públicos e privados.
A criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical é, actualmente, uma tecnologia bem estabelecida que tem por objectivo a sua eventual utilização no tratamento de diversas doenças ao longo da vida da própria pessoa e também dos seus familiares.
Por estas razões, pense bem no que quer fazer com o cordão umbilical do seu bebé. Lembre-se que pode salvar-lhe a vida. A decisão está na sua mão!!!
Fonte: http://www.crioestaminal.pt/web/pt/main.aspx
Data: 03.10.2008
Hora: 10h26

Sem comentários: