quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Organismos Geneticamente Modificados(OGM) e Papel desempenhado pelos Media na divulgação de avanços científicos e tecnológicos

Organismos Geneticamente Modificados (OGM)

OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas. Os organismos geneticamente modificados possuem alterações em partes do genoma, realizadas através da tecnologia do DNA recombinante, ou seja, da engenharia genética.
Na maior parte das vezes que se fala em Organismos Geneticamente Modificados, estes são organismos transgénicos. Mas Organismos Geneticamente Modificados e organismos transgénicos não são sinónimos: todo o transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo o organismo geneticamente modificado é um transgénico.
Um transgénico é um organismo que possui uma sequência de DNA ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um organismo geneticamente modificado é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma parte de DNA de outro organismo.



* Prós da utilização de OGM:

· Sector agro-alimentar: Melhor rendimento. Melhor adaptabilidade às condições climáticas (frio intenso, calor extremo) e ao terreno (pobreza de água ou de sais minerais). Maior resistência aos agentes infecciosos. A produção de alimentos transgénicos em larga escala beneficia o consumo humano, pois é menos penosa e isso torna-a acessível a toda a população. Uma planta com maior teor de nutrientes pode saciar a fome e trazer benefícios à saúde.
· Ambiental: A criação de plantas mais resistentes a infecções e com maior adaptabilidade às condições ambientais pode levar à redução da utilização de pesticidas e fertilizantes, durante a sua cultura.
· Saúde: Antigamente, a insulina era isolada do extracto suíno. Este processo podia ser um veículo de transmissão de infecções. Actualmente, a insulina é produzida por métodos de engenharia genética. A insulina humana é produzida por bactérias onde foi introduzido o gene da insulina humana, produzindo, assim, as proteínas que posteriormente são extraídas e purificadas. Estes derivados evitam a transmissão de infecções, para além de uma melhor rentabilidade económica. Isto passa-se não só com a insulina, mas com outras proteínas que podem ser deficitárias em muitas doenças.



* Contras da utilização de OGM:

· Resistências a antibióticos. No processo de modificação genética, utiliza-se DNA estranho que contém genes de resistência a antibióticos. Este processo pode, indirectamente, causar um aumento de resistência aos mesmos antibióticos em particular quando estes são usados ao nível veterinário.
· Alergias e toxicidade que as plantas geneticamente modificadas podem exercer no contacto com a Fauna.
· Diminuição da variabilidade genética. Não há regulamentos técnicos para a segurança no uso dos produtos transgénicos e estes tendem a provocar a perda da diversidade genética na agricultura.





Papel desempenhado pelos Media na divulgação de avanços cientificos e tecnológicos


A ciência, assim como a cultura e a sociedade nas quais se insere, está em constante construção – atravessa mudanças paradigmáticas, expressa preocupações, crises, anseios e discussões éticas da "comunidade científica". Por isso, a ciência é uma categoria muito boa para se pensar na sociedade, nos seus problemas, actos sociais, conflitos e o seu futuro.
Embora grande parte dessas discussões não ultrapasse o universo académico, em alguns casos – como o dos clones de animais, do uso de embriões humanos em pesquisas ou dos alimentos transgénicos – a sociedade acompanha o debate. Esse contacto dá-se, geralmente, por intermédio dos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, rádio, computadores em rede.
Os meios de comunicação e os seus produtos não devem ser tomados como puro entretenimento. Desta forma, os meios de comunicação de forte apelo visual como a televisão – amplamente comercializados como formas de lazer – são, na realidade, constituídos pela circulação intensa de informações publicitárias, jornalísticas, narrativas e, até, científicas e tecnológicas.
Ciência e tecnologia são temas que interessam aos meios de comunicação social. Estes demonstram que a televisão e a ciência envolvem esferas discursivas diferentes, mas que a televisão e a divulgação científica são termos que podem ser conjugados. Com a especialização da área científica, as pessoas têm cada vez menos acesso às pesquisas recentes, logo os meios de comunicação social têm a possibilidade de promover a divulgação da ciência a um público vasto.



Na nossa opinião, o desenvolvimento da investigação e do conhecimento científico ao nível do uso de Organismos Geneticamente Modificados deve ser apoiado, assim como a sua divulgação nos meios de comunicação social. Mas todos os estudos devem ser desenvolvidos e colocados em prática com precaução, para que estes organismos sejam apenas utilizados em acções benéficas para a saúde humana, para o ambiente e para o nosso Planeta Terra.

Fontes:
* http://www.google.pt/search?hl=ptPT&ei=quKaScjrF9Kf_ga16_CJCg&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&q=papel+que+os+media+tem+na+divulga%C3%A7%C3%A3o+dos+avan%C3%A7os+cientificos+e+da+tecnologia&spell=1
* http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=1&Search=alimentos&CurrentPage=0&LibDocID=3833
*
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%AAnicos
Data:17.02.2009
Hora: 16h40

Sem comentários: