domingo, 11 de janeiro de 2009

Pílula anticoncepcional prejudica o ambiente e a fertilidade masculina

"Pílula anticoncepcional prejudica o ambiente e causa infertilidade masculina", afirma o jornal do Vaticano



O jornal do Vaticano, o "L'Osservatore Romano", afirmou que a pílula anticoncepcional feminina tem "consequências devastadoras para o ambiente" e é uma das causas da infertilidade masculina.

No artigo do vespertino, o espanhol José María Simón Castellví, presidente da Federação Internacional de Associações Médicas Católicas (FIAMC), assegura que os contraceptivos orais podem ter efeitos abortivos e são prejudiciais para o ambiente, já que através da urina se libertam "toneladas de hormonas". Além disso, a libertação dessas hormonas é, segundo Castellví, uma das principais causas da infertilidade masculina no Ocidente.

O médico indicou assim que a pílula anticoncepcional, a mais usada no mundo industrializado, com baixas dose de estrogénios e progesterona, funciona em muitos casos como efeito abortivo, já que pode ajudar a expulsar um pequeno embrião humano.
Para o médico, o uso da pílula, considerado o método contraceptivo mais eficaz e qualificado por milhões de mulheres como uma das grandes revoluções femininas, viola “pelo menos cinco importantes direitos humanos”: o direito à vida, à saúde, à educação, à informação e igualdade entre os sexos.

Sendo assim, se queremos ajudar a salvar vidas e evitar problemas futuros, ao nível do meio ambiente, há que ter alguns cuidados com o uso da pílula anticoncepcional. Pois, se as populações não tiverem saúde, educação, informação e igualdade de direitos, valerá a pena viver?


Data: 06.01.2009
Hora: 20h45

Sem comentários: