domingo, 25 de janeiro de 2009

Duas moléculas para uma célula feliz






Grupo internacional liderado por investigadora portuguesa descobriu novo papel de uma molécula na célula








As células têm que se multiplicar e dar origem a outras para que os tecidos se regenerem e a vida continue. Mas este é um mecanismo delicado, durante o qual podem ocorrer erros que dão origem a doenças, como cancro ou infertilidade.Uma das situações desconhecidas era como as células escolhem o número certo de uma estrutura celular, chamada centrossoma, que as células-filhas herdam. Quando há mais do que um centrossoma numa célula, existe um problema.

Um grupo internacional, liderado pela portuguesa Mónica Bettencourt Dias, do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), descobriu como é feito o controlo do número de centrossomas na descendência celular. Esse é o papel de uma molécula chamada Slimb, demonstrou a equipa liderada por Mónica Dias, na qual participaram outras três investigadoras do IGC e dois grupos das universidades de Cambridge, no Reino Unido e de Siena, em Itália. "Descobrimos que esta molécula faz aquele controlo eliminando uma outra chamada SAK, se esta estiver em excesso", explicou Mónica Dias. Os resultados publicados, recentemente, surgem na sequência do anterior trabalho desta investigadora que, em 2006, já tinha descoberto, e publicado na revista Science, que a formação dos centrossomas está ligada à SAK. Se não existe esta molécula, não há centrossoma na descendência celular. Se ela existe em excesso, pode haver vários centrossomas.
Quando viram que em alguns casos de células com vários centrossomas não existia a molécula Slimb, a equipa foi verificar se poderia ser esse o problema. Utilizaram moscas da fruta e verificaram que tinham acertado em cheio no palpite.

Investigações como estas são de louvar, uma vez que permitem o avanço da Medicina e um tratamento mais pormenorizado e específico de doenças como a infertilidade humana e o cancro. Temos de nos orgulhar de investigadoras portuguesas, como a referida na notícia, que participam em investigações tão importantes e levam cada vez mais longe o nome de Portugal.

Fonte: http://dn.sapo.pt/2009/01/13/ciencia/duas_moleculas_para_celula_feliz.html
Data: 13.01.2009
Hora: 21h00

Sem comentários: