quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Biologia Molecular é a chave no combate ao cancro do pulmão

A biologia molecular é cada vez mais necessária na identificação e cura do cancro de pulmão. Por esta razão, profissionais das duas especialidades reuniram-se pela primeira vez em Genebra para trocar conhecimentos e experiências.
Durante quatro dias, mais de 1,2 mil especialistas de 70 países estiveram reunidos em Genebra no 1º Congresso Europeu de Cancro de Pulmão, organizado conjuntamente com a Associação Internacional de Pesquisa do Cancro de Pulmão (IASLC) e a Sociedade Europeia de Medicina Oncológica (ESMO).

O director e cientista do Instituto Catalão de Oncologia (ICO), Rafael Rosell, afirmou que era a primeira vez que havia uma participação tão grande de biólogos moleculares, uma vez que, o seu papel é cada vez mais importante no diagnóstico da doença, pelos diferentes modelos biológicos apresentados pelos cancros de pulmão. Explicou, também, que já existem remédios que funcionam, positivamente, em todos os pacientes. Por vezes, uma cirurgia resolve o problema, mas em alguns casos, é necessária a realização de radioterapia e de quimioterapia. Por isso, para os médicos é essencial saber qual o tipo de paciente que enfrentam.

Outro dos problemas do cancro de pulmão é a dificuldade de diagnóstico precoce. O cancro genético é como qualquer outra doença provocada por alteração genética, logo deve ser estudado separadamente.
No Congresso foram também analisados os resultados dos medicamentos existentes, assim como os que actualmente estão em fase de teste e prontos para serem utilizados.


O cancro do pulmão é uma doença oncológica que afecta milhões de seres humanos. Assim sendo, é obrigatório consultar, com regularidade, um médico especialista e realizar exames de diagnóstico.
Em caso de diagnóstico pouco favorável ao paciente, devemos sempre acreditar que todas as doenças têm cura, logo, nunca devemos perder a esperança e temos de aprender a confiar, plenamente, no trabalho dos médicos e no avanço da Medicina.

Data: 11.01.2009
Hora: 19h40

Sem comentários: