terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nasceu a primeira bebé sem gene do cancro da mama e do útero






No passado dia 9 de Janeiro de 2009, nasceu, em Londres, o primeiro bebé geneticamente seleccionado para não desenvolver cancro.
A criança tinha entre 50 e 80 por cento de hipóteses de contrair cancro da mama e até 60% de probabilidades de ter cancro do útero. Doenças que afectaram grande parte da família do pai, devido à presença de um gene mutante, o BRCA1.
Os pais da criança consultaram médicos de fertilidade e acabaram por aceitar que a bebé fosse sujeita a uma selecção genética, que deverá impedir que a criança tenha cancro devido à mutação do gene.


Todo o organismo animal ou vegetal é constituído por células, e dentro de cada uma destas existe um núcleo que contém ADN. Cada um dos genes, constituintes do ADN, representa uma propriedade específica, isto é, uma característica única.
A manipulação consiste em "retirar" os genes de uma cadeia de ADN, introduzindo no seu lugar novos genes. A partir daqui, temos um novo organismo geneticamente modificado, que se irá desenvolver com as características adquiridas. É desta forma que, doenças como o cancro da mama e do útero podem ser desviadas.
Mas, até que ponto o Homem tem liberdade de manipular o que quer que seja? E será que é capaz de prever as consequências desta técnica? A verdade é que o Homem já manipula tudo à sua volta e como seres inteligentes que somos, devemos procurar proporcionar melhores condições de vida à Humanidade. Assim, estará esta constante manipulação devidamente controlada?

Data: 10.01.2009
Hora: 13h06

Sem comentários: