Sonda americana contribuiu para reforçar a ideia dos cientistas sobre possível vida em Marte
A sonda americana “Phoenix” encerrou a sua missão em Marte com “sucesso”, após 5 meses de permanência e descobertas que levam os cientistas a ter mais certezas sobre as condições de habitabilidade do planeta vermelho.
Segundo a NASA, a sonda aterrou no planeta vermelho em Maio deste ano, embora tenha sido enviada em Agosto de 2007, com o objectivo principal de voltar a encontrar a presença de água no solo, descoberta em 2002.
Segundo o principal investigador do projecto, Peter Smith, a "Phoenix" trouxe alguma surpresas, das quais se poderá tirar mais informação no futuro. A sonda conseguiu registar nevões, extrair fragmentos de gelo e descobrir que o pó marciano tem semelhanças químicas com a água do mar da Terra, dados que levam cada vez mais a determinar a existência de condições propícias à vida no Planeta Vermelho.
“A Phoenix deu um passo importante para podermos mostrar que Marte foi um dia habitável e que pode ter mesmo sido habitado”, afirmou Dough McCuistion, director do Programa de Exploração de Marte da NASA.
As funções da sonda americana terminaram devido às condições climáticas de frio e pouca luz solar desta altura, desfavoráveis ao recarregamento dos painéis solares com que trabalha a “Phoenix”. O acontecimento já era previsto pelos cientistas, que receberam um último sinal a 2 de Novembro, mas continuam alerta para o caso de a sonda reanimar.
Quem sabe se seremos moradores do planeta Marte num futuro próximo?
Fonte: Jornal de Notícias - Edição de 11 de Novembro de 2008
Data: 14.11.2008
Hora: 11h35
Sem comentários:
Enviar um comentário