quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Perfume pode afectar fertilidade dos bebés




Uma pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo adverte que o uso de perfumes ou cosméticos perfumados, durante a gravidez, pode aumentar o risco de infertilidade entre bebés do sexo masculino, na vida adulta.



Segundo os pesquisadores da Unidade de Reprodução Humana do Conselho de Pesquisa Médica, há uma janela crucial entre a oitava e a décima-segunda semanas de gestação que determina futuros problemas reprodutivos nos meninos. Os cientistas acreditam que a exposição a algumas das substâncias químicas encontradas em cosméticos, durante este período, pode afectar a produção de espermatozóides no futuro.

O estudo, liderado por Richard Sharpe, foi apresentado numa conferência sobre reprodução humana, em Edimburgo. Durante as experiências realizadas em ratos, os médicos bloquearam a acção dos androgénios, substâncias que incluem as hormonas masculinas e promovem a masculinização, e confirmaram que os animais sofreram problemas de fertilidade. Substâncias que podem bloquear essas hormonas são amplamente usadas na produção de cosméticos, tecidos para decoração e plásticos. Segundo o estudo, as substâncias também podem aumentar o risco dos bebés do sexo masculino desenvolverem outros problemas reprodutivos na vida adulta, como o cancro testicular.


Assim, as mulheres que planeiam engravidar, devem evitar o uso de cosméticos que possam ser absorvidos pelo corpo e o contacto com plásticos e tecidos de decoração.
Na nossa opinião, as futuras mamãs devem alterar o seu estilo de vida, evitando causar danos terríveis aos seus bebés, aquando da utilização de cosméticos e perfumes.

Fonte: http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=230&id=13044&idSeccao=2531&Action=noticia
Data: 22.12.2008
Hora:14h35




Sem comentários: