terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Genes de Extraterrestres no DNA Humano





Cientistas que se encontram a trabalhar no projecto Human Genome (Projecto do Genoma Humano) ficaram perplexos diante de uma descoberta: acreditam que 97% das chamadas "sequências não codificantes" do DNA humano correspondem a uma porção de herança genética proveniente de formas de vida extraterrestre!






As sequências não codificantes são comuns a todos os organismos vivos da Terra, desde o bolor aos peixes e aos homens.
"No DNA humano, as sequências não codificantes constituem grande parte do total do genoma humano", afirma o Prof. Sam Chang, líder da equipa. Chamadas "junk DNA" (DNA-lixo - porque, inicialmente, pareciam não servir para nada), as sequências foram descobertas há anos atrás e a sua função permanece um mistério. O facto é que a maior parte do DNA humano é "extraterrestre".
As sequências foram analisadas por programadores de computador, matemáticos e outros investigadores. Com os resultados, o Prof. Chang concluiu que o "DNA-lixo" foi criado por algum tipo de "programador alienígena". Essa parcela de código genético é determinante de atributos, muitas vezes indesejados, como a imunidade de um organismo às drogas anti-cancro.Os cientistas admitem a hipótese de que uma grandiosa forma de vida alienígena está envolvida na criação de novas formas de vida em vários planetas; a Terra é apenas um deles. Não se sabe com que propósito tal experiência foi realizada.


O mistério do DNA: uma sequência indecifrável de genes que guardam o segredo da origem da espécie humana.
O Projecto do Genoma Humano foi além do esperado e os cientistas ficaram perplexos com a descoberta de material genético que não pertence ao planeta Terra. A descoberta confere um tom de credibilidade às hipóteses da origem humana como resultado de colonização da Terra realizada por viajantes cósmicos, que vieram "dos céus", como nos relatos mitológicos de culturas antigas de todo o mundo.
Afinal a vida extraterrestre não está muito longe de nós, neste caso, até está no nosso DNA, numa porção “DNA-lixo” que à primeira vista parece insignificante.



Data: 25.01.2009
Hora: 14h32

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Organismos Geneticamente Modificados(OGM) e Papel desempenhado pelos Media na divulgação de avanços científicos e tecnológicos

Organismos Geneticamente Modificados (OGM)

OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas. Os organismos geneticamente modificados possuem alterações em partes do genoma, realizadas através da tecnologia do DNA recombinante, ou seja, da engenharia genética.
Na maior parte das vezes que se fala em Organismos Geneticamente Modificados, estes são organismos transgénicos. Mas Organismos Geneticamente Modificados e organismos transgénicos não são sinónimos: todo o transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo o organismo geneticamente modificado é um transgénico.
Um transgénico é um organismo que possui uma sequência de DNA ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um organismo geneticamente modificado é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma parte de DNA de outro organismo.



* Prós da utilização de OGM:

· Sector agro-alimentar: Melhor rendimento. Melhor adaptabilidade às condições climáticas (frio intenso, calor extremo) e ao terreno (pobreza de água ou de sais minerais). Maior resistência aos agentes infecciosos. A produção de alimentos transgénicos em larga escala beneficia o consumo humano, pois é menos penosa e isso torna-a acessível a toda a população. Uma planta com maior teor de nutrientes pode saciar a fome e trazer benefícios à saúde.
· Ambiental: A criação de plantas mais resistentes a infecções e com maior adaptabilidade às condições ambientais pode levar à redução da utilização de pesticidas e fertilizantes, durante a sua cultura.
· Saúde: Antigamente, a insulina era isolada do extracto suíno. Este processo podia ser um veículo de transmissão de infecções. Actualmente, a insulina é produzida por métodos de engenharia genética. A insulina humana é produzida por bactérias onde foi introduzido o gene da insulina humana, produzindo, assim, as proteínas que posteriormente são extraídas e purificadas. Estes derivados evitam a transmissão de infecções, para além de uma melhor rentabilidade económica. Isto passa-se não só com a insulina, mas com outras proteínas que podem ser deficitárias em muitas doenças.



* Contras da utilização de OGM:

· Resistências a antibióticos. No processo de modificação genética, utiliza-se DNA estranho que contém genes de resistência a antibióticos. Este processo pode, indirectamente, causar um aumento de resistência aos mesmos antibióticos em particular quando estes são usados ao nível veterinário.
· Alergias e toxicidade que as plantas geneticamente modificadas podem exercer no contacto com a Fauna.
· Diminuição da variabilidade genética. Não há regulamentos técnicos para a segurança no uso dos produtos transgénicos e estes tendem a provocar a perda da diversidade genética na agricultura.





Papel desempenhado pelos Media na divulgação de avanços cientificos e tecnológicos


A ciência, assim como a cultura e a sociedade nas quais se insere, está em constante construção – atravessa mudanças paradigmáticas, expressa preocupações, crises, anseios e discussões éticas da "comunidade científica". Por isso, a ciência é uma categoria muito boa para se pensar na sociedade, nos seus problemas, actos sociais, conflitos e o seu futuro.
Embora grande parte dessas discussões não ultrapasse o universo académico, em alguns casos – como o dos clones de animais, do uso de embriões humanos em pesquisas ou dos alimentos transgénicos – a sociedade acompanha o debate. Esse contacto dá-se, geralmente, por intermédio dos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, rádio, computadores em rede.
Os meios de comunicação e os seus produtos não devem ser tomados como puro entretenimento. Desta forma, os meios de comunicação de forte apelo visual como a televisão – amplamente comercializados como formas de lazer – são, na realidade, constituídos pela circulação intensa de informações publicitárias, jornalísticas, narrativas e, até, científicas e tecnológicas.
Ciência e tecnologia são temas que interessam aos meios de comunicação social. Estes demonstram que a televisão e a ciência envolvem esferas discursivas diferentes, mas que a televisão e a divulgação científica são termos que podem ser conjugados. Com a especialização da área científica, as pessoas têm cada vez menos acesso às pesquisas recentes, logo os meios de comunicação social têm a possibilidade de promover a divulgação da ciência a um público vasto.



Na nossa opinião, o desenvolvimento da investigação e do conhecimento científico ao nível do uso de Organismos Geneticamente Modificados deve ser apoiado, assim como a sua divulgação nos meios de comunicação social. Mas todos os estudos devem ser desenvolvidos e colocados em prática com precaução, para que estes organismos sejam apenas utilizados em acções benéficas para a saúde humana, para o ambiente e para o nosso Planeta Terra.

Fontes:
* http://www.google.pt/search?hl=ptPT&ei=quKaScjrF9Kf_ga16_CJCg&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&q=papel+que+os+media+tem+na+divulga%C3%A7%C3%A3o+dos+avan%C3%A7os+cientificos+e+da+tecnologia&spell=1
* http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=1&Search=alimentos&CurrentPage=0&LibDocID=3833
*
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%AAnicos
Data:17.02.2009
Hora: 16h40

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Genoma Humano - Ponto 1

Trabalhos e principais Investigadores envolvidos na sequenciação do Genoma Humano

Após a iniciativa do National Institutes of Health (NIH) centenas de laboratórios de todo o mundo uniram-se à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também as sequências de ADN. Laboratórios de países em desenvolvimento participaram no empreendimento com o objectivo de formar mão-de-obra qualificada em genómica.
Para o sequenciamento de um gene, é necessário que ele seja antes amplificado numa reacção em cadeia da polimerase, e então clonado em bactérias. Após a obtenção de quantidade suficiente de DNA, executa-se uma nova reacção em cadeia, desta vez utilizando didesoxirribonucleotídeos marcados com fluoróforos para a determinação da sequência.
Assim sendo, o projecto foi fundado em 1990, com um financiamento de 3 milhões de dólares do Departamento de Energia dos Estados Unidos e dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, e tinha um prazo previsto de 15 anos. Devido à grande cooperação da comunidade científica internacional, associada aos avanços no campo da bioinformática e das tecnologias de informação, um primeiro esboço do Genoma foi anunciado em 26 de Junho de
2000
dois anos antes do previsto.
Porém nem todo o DNA humano foi sequenciado. Estimativas actuais concluem que apenas cerca de 2% do material genético humano é composto de genes, enquanto que a maior parte parece não conter instruções para a formação de proteínas, e existe provavelmente por razões estruturais. Por limitações tecnológicas, partes do DNA que possuem muitas repetições de bases nitrogenadas ainda não foram totalmente sequenciadas. Essas partes incluem, por exemplo, os centrómeros e os telómeros dos cromossomas.De todos os genes que tiveram a sua sequência determinada, aproximadamente 50% codificam para proteínas de função conhecida.


Trabalhos de James Watson

James Dewey Watson é um geneticista e biofísico norte-americano.É um dos autores do "modelo de dupla hélice" para a estrutura da molécula de DNA. O trabalho publicado em 1953 na Revista Nature valeu-lhe o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1962, juntamente com Francis Crick e Maurice Wilkins, pelo seu trabalho sobre mutações induzidas pelos raios X.
Tendo como base os trabalhos realizados por Maurice Wilkins, Watson e Crick revelaram a estrutura em dupla hélice da molécula do ácido desoxirribonucleico (ADN). As investigações proporcionaram os meios para compreender como se copia a informação hereditária. Eles descobriram que a molécula de ADN é formada por compostos químicos chamados nucleótidos. Cada nucleótido consta de três partes: um açúcar chamado desoxirribose, um grupo fosfato e uma das quatro possíveis bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C). Em 1968, Watson foi nomeado director do Laboratório de Biologia Quantitativa de Cold Spring Harbor, em Nova Iorque. Escreveu, também, The Double Helix (A Dupla Hélice, 1968), que conta a história da descoberta da estrutura do ADN. Watson participou ainda no Projecto do Genoma Humano.
Watson tornou-se conhecido por fazer declarações polémicas acientíficas. No seu livro Paixão pelo ADN, manifestou-se a favor da eugenesia, assunto que a sua condição de biólogo molecular não lhe confere qualificação. Em outras ocasiões, como no cinquentenário do descobrimento que lhe valeu o Nobel em conjunto com Francis Crick e Maurice Wilkins, fez comentários acientíficos a favor da clonagem humana e manipulação genética.
Watson declarou, num artigo publicado no Sunday Times Magazine a 14 de Outubro de 2007, que está "inerentemente pessimista quanto às perspectivas da África" porque "todas as nossas políticas sociais estão baseadas no facto de que a inteligência deles é a mesma que a nossa – enquanto que todos os testes dizem que não é assim". Afirma desejar que todos fossem iguais, mas argumentou que "pessoas que têm de lidar com empregados negros descobrem que isso não é verdadeiro". Afirmou ainda que não se deveria discriminar com base na cor da pele, porque "existem muitas pessoas de cor que são bastante talentosas, mas que não são encorajadas quando não obtêm sucesso no nível mais elementar."
"Não há nenhuma razão sólida para antecipar que as capacidades intelectuais de pessoas geograficamente separadas na sua evolução provém de ter evoluído de forma idêntica", escreveu. "O nosso desejo de reservar poderes iguais de raciocínio como alguma herança universal da humanidade não será suficiente para fazer com que assim seja."
Como resultado destes comentários, o Museu de Ciências de Londres cancelou uma palestra que Watson daria a 19 de Outubro de 2007. O porta-voz do museu declarou: "sentimos que o Dr. Watson foi além do ponto do debate aceitável e estamos, como resultado, a cancelar a sua palestra".
Watson posteriormente desculpou-se pelos seus comentários, declarando: "para todos aqueles que extraíram uma inferência das minhas palavras de que a África, como continente, é de algum modo geneticamente inferior, posso somente me desculpar sem restrições. Não foi o que eu quis dizer. O mais importante, do meu ponto de vista, é que não há base científica para tal crença", e depois, "não posso entender como posso ter dito o que foi citado como eu tendo dito. Posso certamente entender por que as pessoas que leram estas palavras reagiram da forma que reagiram."


Trabalhos de Craig Venter

Depois de atormentar o consórcio público internacional com uma competição para ver quem obtinha primeiro a descodificação do genoma humano, o biólogo americano, J. Craig Venter diz que o genoma que ele descodificou pode até não ser o primeiro a ser completado, mas é o melhor.
J. Craig Venter descodificou o seu próprio DNA. A versão pública do genoma, concluída em 2003, foi baseada em segmentos de DNA retirados de pessoas de várias etnias e só contém uma cópia de cada um dos pares de cromossomas. No entanto, a versão publicada por Venter contém todos os 46 cromossomas. Alguns cientistas consideram que a versão de Venter é melhor para estudos futuros. Este genoma denomina-se completo ou diplóide e é o mais completo, pois contém o material genético que veio do pai e o que veio da mãe (cada um contribui com 23 cromossomas). Todas as células do corpo possuem um genoma assim excepto, as células germinativas, ligadas ao sistema reprodutivo.


O genoma humano é o código genético que constitui o conjunto dos genes humanos. O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomas que, por sua vez, contêm os genes. Toda esta informação é codificada pelo ADN (ácido desoxirribonucleico) que se organiza numa estrutura em dupla hélice, formada por quatro bases que se unem invariavelmente aos pares – adenina com timina e citosina com guanima.
A ordem particular do alinhamento dos pares ao longo da cadeia corresponde à sua sequenciação. Estas sequências que codificam as proteínas são os genes, que constituem a menor parte do ADN. Para além dos genes, o ADN é constituído na sua maior parte por material genético inactivo (97%), o qual aparentemente não possui qualquer utilidade.
Só é possível conhecer tudo isto graças ao trabalho de diversos cientistas, como James Watson e Craig Venter e ao avanço científico e tecnológico!

Data: 20.01.2009
Hora: 22h00

Genoma Humano - Ponto 2

Importância para a sociedade da sequenciação do Genoma Humano


Comunidade Científica abre o "Livro da Vida"

Em 26 de Junho de 2000 foi apresentado o primeiro esboço do genoma humano.
A sequenciação do genoma é importante porque permitirá dar a conhecer mais genes e respectivas variantes, que podem estar implicados no aparecimento de doenças crónicas-degenerativas como, por exemplo, o cancro ou a hipertensão, para que seja possível o surgimento de medicamentos específicos que tenham em conta as variantes genéticas dos indivíduos, o que deverá permitir aumentar a eficácia dos fármacos e a diminuição da sua toxidade.
De acordo com o presidente da SPG, nos próximos dez anos deverá ser possível conhecer o genótipo — constituição hereditária de um organismo, formada por todos os genes existentes nas suas células — de risco para algumas doenças: "É como se tivesse a possibilidade de fazer um pré-diagnóstico, conhecendo 20 anos antes o risco que tem de contrair determinada doença", afirma o presidente da SPG.
Os avanços da investigação genética humana levantam outras hipóteses como a dos pais determinarem, antes do nascimento, as características genéticas dos filhos. No entanto, apenas 50% das propriedades qualitativas dos indivíduos (como a inteligência) estão inscritas no genoma.


O trabalho de identificação do genoma consistiu no mapeamento do código genético, isto é, no registo da posição de cada um dos genes nos 23 pares de cromossomas humanos e no seu sequenciamento.

Objectivos:
* Identificar aproximadamente 100 000 genes
* Determinar a sequência de 3 milhões de bases que fazem parte do DNA humano
* Armazenar essa informação numa base de dados
* Desenvolver instrumentos para a sua análise
* Definir parâmetros éticos, legais e sociais que poderão advir da investigação do Genoma.

Importância da sequenciação do Genoma:

* Identificação de novos genes
* Identificação de doenças
* Novas técnicas de análise.

Futuro: o que ainda não sabemos?
* Número de genes, funções exactas e sua localização
* Regulação genética
* Organização sequencial do DNA
* Moléculas de ADN não-codificante, quantidade, distribuição, conteúdo, função
* Interacção proteica na maquinaria celular
* Relações evolutivas
* Susceptibilidade à doença em função dos genes.

Benefícios do Estudo do Genoma:
* Cura de doenças:
* Cancro
* Obesidade
* Diabetes
* Doenças auto-imunes
* Hipertensão.
* Avaliação individual dos riscos de exposição a radiações
* Estudos de evolução
* Estudo de mutações no cromossoma Y
* Pontos de ruptura.


Os trabalhos de James Watson e Craig Venter na sequenciação do genoma são muito importantes porque permitem conhecer as causas da maioria das doenças. O conhecimento do genoma humano poderá permitir diagnosticar e curar muitas delas, e assim prever os potenciais riscos das mesmas ocorrerem em determinadas pessoas. Actualmente já é possível detectar se uma pessoa está predisposta a sofrer de certos cancros ou se um embrião herdou determinadas enfermidades graves. Os principais benefícios destas investigações só chegarão quando forem descobertas as funções de cada gene humano.

Data: 24.01.2009
Hora: 21h00

Genoma Humano - Ponto 3

Principais conclusões resultantes da análise do Genoma Humano

O genoma humano, na sua forma diplóide, consiste em aproximadamente 6 a 7 milhões de pares de bases de ADN organizados linearmente em 23 pares de cromossomas. Pelas estimativas actuais, o genoma contém 50.000 a 10.000 genes que controlam todos os aspectos da embriogénese, desenvolvimento, crescimento, reprodução e metabolismo -essencialmente todos os aspectos que fazem do ser humano um organismo funcional.
A caracterização, o conhecimento dos genes e a sua organização no genoma têm um impacto enorme na compreensão dos processos fisiológicos do organismo humano na saúde e na doença e, por conseguinte, na prática da medicina em geral.

A molécula de ADN do cromossoma existe como um complexo com uma família de proteínas básicas denominadas histonas e com um grupo heterogéneo de proteínas ácidas não -histonas que estão bem menos caracterizadas.
Existem cinco tipos principais de histonas (H1, H2A, H2B, H3, H4) que desempenham um papel crucial no acondicionamento apropriado da fibra de cromatina.
Durante o ciclo celular, os cromossomas passam por estágios ordenados de condensação e descondensação. Quando condensado ao máximo, o ADN dos cromossomas mede cerca de 1/10.000 do seu comprimento natural.
Quando as células completam a mitose ou meiose, os cromossomas descondensam-se e retornam ao seu estado relaxado como cromatina no núcleo em interfase, prontos para recomeçar o ciclo.



O corpo humano contém cerca de 100 trilhões de células. Na maioria das células existe um núcleo, onde se encontra algo essencial: o genoma humano, uma estrutura que contém o projecto de construção e funcionamento do corpo. O genoma é encontrado no núcleo das células sob a forma de 46 filamentos enrolados em pacotes chamados cromossomas, que incluem também moléculas de proteínas associadas.
Se desenrolássemos estes fios e os ligássemos em série, eles formariam um frágil cordão com cerca de 1 metro e meio de comprimento, e apenas 20 trilionésimos de largura! Este fantástico cordão que encerra o código genético é na verdade constituído por uma grande molécula, conhecida como ácido desoxirribonucleico — o DNA. A estrutura espacial do DNA, descoberta em 1953 por James Watson e Francis Crick, através de estudos de difracção de raios-X, tem a forma de uma dupla hélice, a famosa "escada helicoidal". É como se fosse uma escada flexível formada por duas cordas torcidas, ligadas por degraus muito estreitos. Cada "corda" é um arranjo linear de unidades semelhantes que se repetem, chamadas nucleótidos, e compõem-se de açúcar, fosfato e uma base azotada.
Sendo assim, quando nasce um ser humano, muitas prospecções podem ser feitas quanto ao seu futuro. O futuro será determinado, naturalmente, pela maneira como ele vai gerir as suas próprias acções, mas será muito influenciado pelo ambiente em redor. Sabe-se assim, que a maioria do seu "destino" já está predisposto antes do seu nascimento. O Genoma da criança traz codificadas no DNA dos seus 46 cromossomas as instruções que irão afectar, não apenas a sua estrutura, o seu tamanho, a sua cor e outros atributos físicos, como também a sua inteligência, a sua susceptibilidade a doenças, o seu tempo de vida e até aspectos do seu comportamento.
Data: 24.01.2009
Hora: 15h00